O 78GE Monte Castelo foi fundado após entendimentos entre o senhor Ildefonso Vieira presidente (na época) da associação de moradores do bairro Jardim Gramacho, em Duque Caxias-RJ e o jovem Paulo Guilherme Bahia Valverde que naquele período exerceu a função de assistente de alcateia do 11º GE (Siqueira Campos). Seguiram-se os entendimentos com o então comissário distrital Pantaleão (chefe do 90ºGE), que não media esforços para a implantação do novo grupo. No dia 20 de setembro de 1987, o 78GE Monte Castelo foi fundado tendo como sede a escola estadual Lara Villela no bairro Jardim Gramacho. O chefe Paulo Guilherme assumiu o cargo de chefe de grupo.

 Em março de 1988, chegava ao grupo o chefe Cavalcante, ingressando na função de instrutor de tropa de escoteiros, o mesmo vinha encaminhado pelo senhor Alaído (16GE) então executivo regional que estava ciente das dificuldades que o grupo atravessava, e que apesar de ter um efetivo regular, não dispunha de chefes e corria o risco de acabar depois de menos de um ano de fundação.

Um trabalho de grande dedicação foi então iniciado pelo chefe Cavalcante quando criou o escudo do grupo, a Bandeira e o grito de guerra, o chefe Cavalcante foi nomeado para o cargo de assistente de tropa de escoteiros promovendo cursos de 1º e 2º classes, acampamentos, acantonamentos e atividades diversas. Depois do segundo e definitivo afastamento do chefe Marcos Antônio (então chefe da tropa de escoteiros) por motivo de doença e também por morar longe (no bairro de Santo Cristo), o chefe Cavalcante (após fazer os cursos preliminar, básico e técnico de atividades) foi nomeado para o cargo de chefe de escoteiros e logo a seguir fez os cursos de chefe de grupo e comissário distrital, então foi nomeado para o cargo de subchefe de grupo. Com o desligamento do grupo do chefe Paulo Guilherme por motivos particulares, o chefe Cavalcante foi então nomeado pela comissão executiva para o cargo de diretor técnico do grupo.

 Em 21 de maio de 1995 (dia do aniversário do chefe Cavalcante), o grupo foi transferido para o bairro Vila São Luiz, ficando sua sede na Igreja Imaculada Conceição, atual localização, e no CIEP 90 (como área de instrução). Isso se deu graças a entendimentos entre a Sr.ª Maria Lúcia dos Santos Freitas (mãe de escoteiros), o chefe Cavalcante e o padre Lino, pároco da Igreja.

Nesses mais de 27 anos de história, formando centenas de jovens em escoteiros, o 78GE teve como base dois chefes que foram os verdadeiros pilares de sustentação desse grupo, com caráter e moral de se admirar, elevadíssimo espírito de corpo, comprometimento na instrução dos jovens, grande entusiasmo e lealdade, pode-se citar: chefe Cavalcante (chefe do grupo) e chefe Melo (chefe da Alcateia).

No ano de 2000, o grupo fundou uma tropa escoteira no colégio Carlos Gomes no centro de Duque de Caxias, com muita eficiência, e ocorreram várias atividades de tropa como desfiles passeios e acantonamento, mas por problemas de sede e acomodação de material a tropa foi fechada um ano depois. O grupo continuou com a sede da Vila São Luiz com a transferência de vários escoteiros da  sede do colégio Carlos Gomes para a Vila São Luiz.

Após 23 anos o chefe Paulo Guilherme retorna ao grupo (em 2010), nessa época o chefe Cavalcante entrava na faculdade e pediu afastamento do grupo em 20 de setembro (Aniversário do grupo) deste mesmo ano, por um período de 3 anos, retornando em  20 de setembro de 2013.

Caixa de texto: 78GE Monte Castelo

78GE Monte Castelo

Nossa Bandeira

Histórico do 78º GE